Entrada > Notícias > Seminário com Peter Gouzouasis
Publicado em: 09 Outubro 2024

Seminário com Peter Gouzouasis

No próximo dia 10 de outubro de 2024, na sala A106 da ESE-P.PORTO, decorrerá o Seminário "Análise de nível populacional de associações entre a participação musical na escola e o desempenho académico" com Peter Gouzouasis da Universidade de British Columbia.

Este estudo usou registos escolares de nível populacional de grupos de estudantes de quatro escolas públicas da região de British Columbia, Canadá, para examinar as relações entre a Educação Musical (participação, tipo de participação, desempenho musical e nível de envolvimento) e o desempenho académico em Matemática e Ciências no 10.º ano e em Inglês no 10.º e no 12.º anos. Controlaram-se as variáveis meio cultural, linguagem, desempenho académico no 7.º ano, e estatuto socioeconómico. Os tamanhos de efeito relativos às classificações obtidas pelos estudantes com o nível mais elevado em música instrumental comparados com os que não tinham educação musical foram equivalentes aos observados para as melhorias na Leitura. Os resultados sugerem que o envolvimento musical durante vários anos, especialmente na música instrumental, podem beneficiar o desempenho académico nos ensinos básico e secundário. As implicações dos resultados são discutidas no âmbito da literatura interdisciplinar sobre a aprendizagem musical.

Este seminário decorrerá em inglês.

+info