Entrada > Notícias > I CO-COPE: Inclusão através da Colaboração Interprofissional numa Comunidade de Prática em Educação.
Publicado em: 27 Maio 2024

Ref: 2022-1-BE02-KA220-SCH-000089287

Duração: 01/08/2023 -31/07/2026

Uma parceria Erasmus+ com a participação de:

• Portugal (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto)
  • Áustria (University College of Teacher Education Styria e Chance B)
  • Bélgica (University Colleges Leuven-Limburg e Arteveldehogeschool)
  • Eslováquia (Comenius University in Bratislava)

O projeto Erasmus+ I CO-COPE pretende identificar como e em que medida os membros das comunidades escolares trabalham de forma colaborativa entre profissionais e com os alunos, para promover a educação inclusiva. Após esta primeira fase de análise, o projeto irá desenvolver um conjunto de recursos educativos e ferramentas que promover a reflexão e a utilização de ferramentas que capacitem os professores a estabelecer e desenvolver uma Comunidade de Prática (CoP) na sua escola em torno de dilemas relacionados com a inclusão.

Na abordagem de CoP todos os atores educativos – incluindo os alunos – são envolvidos na persecução de um objetivo comum baseado numa necessidade do seu contexto educativo. É uma forma de estabelecer conexões, partilhar desafios e gerir necessidades complexas que possam decorrer de dificuldades de aprendizagem, incapacidades ou outras formas de diversidade (cultural, linguística, socioeconómica, …).

Objetivos do projeto:

• Melhorar a capacidade das escolas para enfrentar os desafios associados à educação inclusiva;
  • Criar conhecimento sobre como a colaboração interprofissional nas escolas pode contribuir para a inclusão;
  • Criar conhecimento sobre como o desenvolvimento escolar para a inclusão pode ser conduzido dentro e entre os quatro países;
  • Promover a agência dos alunos e a participação ativa na vida democrática, contribuindo para a prevenção do abandono escolar precoce e o insucesso escolar.

Atividades do projeto:

• Revisão da literatura e da prática sobre os quatro conceitos-chave: inclusão, agência do aluno, comunidade de prática e colaboração interprofissional.
  • Análise de necessidades, através de um inquérito a 20 escolas e grupos focais em 8 escolas;
  • Desenvolvimento de módulos de formação online, que serão traduzidos para todos os idiomas dos países parceiros;
  • Facilitação, acompanhamento e avaliação de uma Comunidade de Prática em cada uma das 8 escolas associadas ao projeto.

Resultados esperados:

• Ferramenta de reflexão e base de conhecimento sobre os quatro conceitos-chave;
  • Programa de desenvolvimento profissional, incluindo módulos de formação;
  • Podcasts de inspiração para profissionais de educação;
  • Manual de implementação de CoP para inclusão em contexto escolar;
  • Recomendações baseadas nas experiências e resultados do trabalho prático das CoP.