O passado dia 6 de fevereiro de 2025 foi um dia dedicado à Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Estudantes, docentes e uma Organização da Sociedade Civil reuniram-se em torno de conceitos e práticas de EDCG no ensino superior.
O dia foi dividido em vários momentos, com foco no diálogo entre conceitos da EDCG e as práticas em contexto de ESE, com muitos momentos coletivos, conversas animadas e pessoas convidadas. Foram abordadas e discutidas as dimensões e características-chave da EDCG, apresentadas práticas levadas a cabo por estudantes nas ESE de Beja, Santarém e Viana do Castelo, e houve ainda tempo para iniciar um plano de ação em EDCG na ESE do Porto, com foco na literacia política para jovens e estudantes.
Este workshop foi dinamizado no âmbito do projeto Escolas Transformadoras, no qual estão planeados processos de apoio à execução dos Planos de Ação elaborados pelos Pontos Focais da ARIPESE, no sentido de fortalecer a EDCG nas Escolas Superiores de Educação.
Na sequência deste Workshop foi já realizada uma nova reunião à qual se juntaram mais pessoas com interesse em explorar esta questão a partir da Escola. A intenção do grupo é que possamos encontrar estratégias para envolver mais pessoas neste processo, incentivando quem quiser participar a propor e explorar temas que contribuam para uma Cidadania Global mais crítica e interventiva a partir do nosso contexto comum – a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
Para mais informações podem contactar com as docentes responsáveis por este processo: Teresa Alves Martins e Márcia Cardoso, ou estudantes já envolvidos/as no processo.