Entrada > Notícias > Curso de Formação Prática Pedagógica e Avaliação do Desenvolvimento Integral de Crianças dos 3 aos 6 anos - Abertura de candidaturas
Publicado em: 25 Setembro 2024

A ESE do P.PORTO, através do Centro de Investigação e Inovação em Educação, vai promover um curso de Formação designadoPrática Pedagógica e Avaliação do Desenvolvimento Integral de Crianças dos 3 aos 6 anos. É gratuito, mas as vagas são limitadas!
Se é profissional de Educação de Infância e trabalha com grupos de crianças dos 3 aos 6 anos de idade, este curso de formação poderá ser do seu interesse.
Organizado no âmbito de um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – IPP), é esperado que, após a conclusão deste curso de formação, os/as participantes sejam capazes de utilizar estratégias de avaliação de indicadores de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, concebendo e mobilizando estratégias promotoras do seu desenvolvimento. No âmbito do curso, os/as participantes terão acesso, de forma gratuita, a um conjunto de recursos de apoio à criação de ambientes educativos mais inclusivos.
Especificamente, este curso de formação tem como objetivos o desenvolvimento de competências sobre: a) os domínios, processos, contextos e fatores do desenvolvimento e aprendizagem de crianças dos 3 aos 6 anos de idade à luz das mais recentes evidências científicas; b) a avaliação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, incluindo questões éticas e metodológicas centrais nos processos de avaliação; c) estratégias pedagógicas promotoras do desenvolvimento e da aprendizagem em função das características das crianças.
Este curso de formação de 25 horas, em regime pós-laboral, é baseado numa abordagem b-learning, com contacto presencial (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto) e online (Moodle, Zoom), assim como atividades de aprendizagem autónoma, sendo privilegiada a participação ativa dos/as formandos/as.
Decorrerá ao longo de 10 sessões entre 16 de outubro e 28 de novembro de 2024, intercalando sessões online e sessões presenciais semanais.
Para obtenção de informação adicional, não hesite em contactar-nos através do email: vitoroliveira@ese.ipp.pt

Este curso é oferecido no âmbito de um estudo intitulado “Desenvolvimento Integral das Crianças dos 3 aos 6 anos: Diálogos com a Avaliação e a Prática Pedagógica”, desenvolvido no inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, pela equipa de investigadores/as constituída por Vitor Hugo Oliveira, Sílvia Barros, Manuela Pessanha e Margarida Barbieri.
Faça a sua inscrição! Data-limite: 6 de outubro de 2024.
N.º máximo de participantes: 30.