Prazo limite para apresentação de propostas: 31 de janeiro de 2025
Previsão de publicação: último trimestre de 2025
Editores/as convidados/as para este número: Kátia Gonzaga (inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Paula Flores (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Vânia Graça (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Pedro Rodrigues (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); António Barbot (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), Rui Teles (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto); Ricardo Gonçalves (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Manuela Raposo-Rivas (Facultade de Educación e Traballo Social, Universidad de Vigo; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação).
Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,
Num mundo global e em transformação, a educação desempenha um papel central na promoção da justiça social e do desenvolvimento sustentável. Investigar e refletir sobre “Educação criativa: Cultura Maker, STEAM e Sustentabilidade” remete para práticas inovadoras que valorizam tecnologias emergentes, a fabricação analógica e digital e pedagogias renovadas com enfoque em abordagens holísticas onde o diálogo entre a Ciência, a Tecnologia, as Engenharia, as Artes, a Matemática e as demais áreas do conhecimento se cruzam para promover a sustentabilidade e o saber-fazer. Esta edição pretende ser um estímulo a estudos teóricos e práticas pedagógicas que inspirem a educação do futuro, ao protagonizarem o/a estudante na criação de soluções inovadores na resolução de problemas reais, no compromisso social com a preservação do planeta, favorecendo abordagens interdisciplinares que fomentam o pensamento crítico, a criatividade e competências tecnológicas.
Objetivos
Disseminar investigações científicas e relatos de boas práticas voltadas para a relevância de temas que tocam o desenvolvimento de soluções para os desafios globais, como a crise climática, a desigualdade, e, a inovação tecnológica, sustentados em abordagens Makere STEAM. Deste modo, pretende-se estimular os/as leitores/as a ampliarem o conhecimento científico sobre a temática para aplicarem nas suas práticas, de forma a contribuir para a formação de crianças e jovens com gosto em aprender a aprender, sendo mais interventivos/as.
A Sensos-e, Revista do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convida os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais, que poderão incluir pesquisa empírica, revisão de literatura, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa, no âmbito do tema “Cultura Maker, STEAM, Sustentabilidade”.
A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.
Plataforma para submissão de propostas de artigos: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.
As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[CE_CMSS] Título”.
Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt)
Deadline for submission of proposals: January 31, 2025
Publication forecast: last quarter of 2025
Guest Editors for this issue: Kátia Gonzaga (inED – Center for Research & Innovation in Education); Paula Flores (School of Education, P.Porto; inED - Center for Research & Innovation in Education); Vânia Graça (School of Education, P.Porto; inED - Center for Research & Innovation in Education); Pedro Rodrigues (School of Education, P.Porto; inED - Center for Research & Innovation in Education); António Barbot (School of Education, P.Porto), Rui Teles (School of Education, P.Porto); Ricardo Gonçalves (School of Education, P.Porto; inED - Center for Research & Innovation in Education); Manuela Raposo-Rivas (Facultade de Educación e Traballo Social, University of Vigo, Spain; inED - Center for Research & Innovation in Education).
Dear teachers, researchers, and members of the scientific community,
In a global and changing world, education plays a central role in promoting social justice and sustainable development. Investigating and reflecting on "Creative Education: Maker Culture, STEAM and Sustainability" refers to innovative practices that value emerging technologies, analog and digital manufacturing, and renewed pedagogies with a focus on holistic approaches where the dialogue between Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics and other areas of knowledge intersect to promote sustainability and know-how. This edition aims to be a stimulus to theoretical studies and pedagogical practices that inspire the education of the future, by leading the student in the creation of innovative solutions to solving real problems, in the social commitment to the preservation of the planet, favoring interdisciplinary approaches that foster critical thinking, creativity and technological skills.
Objectives
Disseminate scientific research and reports of good practices focused on the relevance of topics that touch the development of solutions to global challenges, such as the climate crisis, inequality, and technological innovation, supported by Maker and STEAM approaches. In this way, it is intended to encourage readers to expand scientific knowledge on the subject to apply in their practices, in order to contribute to the formation of children and young people with a taste for learning how to learn, being more interventional.
Sensos-e, Journal of the Centre for Research & Innovation in Education (inED) of the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, invites authors to submit proposals for original papers, which may include empirical research, literature reviews, theoretical studies, methodological studies, and research reports, on the theme "Creative Education: Maker Culture, STEAM, Sustainability."
Sensos-e publishes papers in Portuguese, Galician, Spanish, French and English. Each paper is subject to a blind peer review process, under the responsibility of the Editorial Board.
Platform for papers submission: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.
Proposals must be identified, in their title, with an indication of the theme as follows: “[CE_MCSS] Title”.
For further information, contact the journal's editor, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt).