Entrada > Notícias > Camões 500. Presença e permanência
Publicado em: 04 Outubro 2024

Camões 500. Presença e permanência

30 de outubro 2024

Com ênfase no necessário acesso dos mais jovens à obra e à vida de Camões, no diálogo interartístico literatura/música e na actualidade dos estudos camonianos, a Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto organiza o encontro “Camões 500. Presença e permanência”, que se realizará no próximo dia 30 de outubro de 2024, nos edifícios da ESE (Rua Dr. Roberto Frias 602, 4200-465 Porto), estando aberto à participação de estudantes, de investigadores convidados e de outros interessados, estes mediante inscrição por mensagem escrita (dirigida a Doutora Elisama Oliveira, elisama@ese.ipp.pt).

Enquadrada na comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a iniciativa pertence ao CIPEM-INET-md do P. Porto, Grupo de Investigação EMTC, Educação, Música e Teatro na Comunidade; ao INED da ESE do P. Porto – IEL-C (Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais); e envolve uma parceria com o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra e com a Biblioteca da ESE. Além de conferências de docentes e investigadores da ESE do Porto e do CIPEM-INET-md, a iniciativa conta com conferências do camonista, da Universidade de Coimbra, José Carlos Seabra Pereira (sobre a obra e a vida do Poeta); da professora da Universidade do Minho, Sara Reis da Silva; e ainda do musicólogo Tiago Manuel da Hora (INET-md, NOVA FCSH), intitulada, neste caso, “A música no tempo de Camões: caminhos pela banda sonora da história da música em Portugal no séc. XVI”. Prevista está ainda a atuação da estudante de mestrado Regina Duarte (ESE P. Porto e ESMAE), com músico acompanhador, interpretando canções do tempo de Camões.