Entrada > Notícias > A Revista Sensos-e acaba de publicar o Vol. 11 N.º 3 (2024).
Publicado em: 03 Janeiro 2025

A Revista Sensos-e acaba de publicar o Vol. 11 N.º 3 (2024).

Vol. 11 N.º 3 (2024): Contextos Participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos

Caros/as leitores/as,

A Revista Sensos-e acaba de publicar o Vol. 11 N.º 3 (2024). 


Este número da Revista Sensos-e, o terceiro do 11.º volume, centra-se no tema Contextos Participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos. Estes artigos apresentam projetos orientados metodologicamente pela IAP, construídos e desenvolvidos em contextos sociais e educativos diferenciados, movimentados pela força das formas dialógicas e inclusivas de comunicação/interação e de uma visão transformadora e humanizadora das práticas sociais. As propostas submetidas para publicação neste número da Sensos-e foram sujeitas a um processo de revisão, duplamente cego, por revisores/as com trabalho reconhecido nas áreas científicas em causa.

 

Poderá ser consultado através do seguinte link:

https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/254

 

Convidamos a navegar no sumário da revista para aceder aos artigos e outros itens do seu proveito.

 

Vol. 11 N.º 3 (2024): Contextos Participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos

 

Editorial

Ana Bertão, Hugo Monteiro, Isabel Timóteo

1-4

 

Artigos

Do bairro à cidade, da cidade à cidadania: Investigação-ação participativa e organização comunitária em contexto de habitação pública

Beatriz Pereira, João Queirós

5-17

 

Além do conhecimento: Redescobrindo os sentidos comunitários através da Metodologia de Investigação-Ação Participativa

Lídia Pereira

18-25

 

Pelo caminho da investigação-ação participativa numa escola - O projeto “Quando é que 25 é igual a 1?”

Nuno Gonçalves, Ana Bertão

26-36

 

Fortalecendo Laços – Um projeto de Educação Social no âmbito da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental

Ana Rita Miranda, Maria Pinto Pereira, Sofia Veiga

37-47

 

“Quem eu fui e que posso vir a ser”: Um projeto de humanização nas relações e nos cuidados numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Orlanda Barros, Ivaneide Mendes

48-57

 

“A minha verdade” - Um projeto de Educação Social no contexto da toxicodependência

Mariana Soares , Margarida Faria , Vera Pereira, Sofia Veiga

58-70

 

A investigação-ação participativa como metodologia para o empoderamento de um grupo de mulheres vítimas de violência doméstica

Mariana Monteiro, Ana Bertão

71-80

 

Cantinho dos Sorrisos - Um projeto de Educação Social em contexto de Saúde Mental

Ana Isabel Oliveira, Sofia Veiga

81-92

 

Agradecemos o seu constante interesse no nosso trabalho,
Professora Doutora Manuela Pessanha
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico do Porto.
pessanha@ese.ipp.pt

https://ined.ese.ipp.pt/

 

Combined Shape

Navigation