Entrada > Notícias > #23.ART - Formação em Arte, Tecnologia e Sustentabilidade
Publicado em: 02 Dezembro 2024

#23.ART - Formação em Arte, Tecnologia e Sustentabilidade

Ação de Formação de Curta Duração. A ação está inserida no âmbito da formação contínua de professores, com foco na capacitação para integrar abordagens criativas e tecnológicas às práticas pedagógicas, promovendo inovação e consciência ecológica.

O #23.ART é um evento internacional que promove o diálogo entre arte, tecnologia e sustentabilidade, abordando o conceito de EcoTecnoCeno. Esta formação visa capacitar professores para aplicar práticas artísticas e tecnológicas inovadoras em contextos educativos, alinhando-se com o plano de atividades da entidade organizadora ao estimular a interdisciplinaridade e a sustentabilidade, objetivos centrais da formação docente contemporânea.

 

Carga Horária Total:

• Presencial: 6 horas.

• Destinatários: Professores de 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

 

Cronograma Proposto:

• Sessão 1 (2h): Introdução teórica e discussão sobre o EcoTecnoCeno.

• Sessão 2 (2h): Workshop prático - escolha entre sonificação de dados ou reaproveitamento criativo.

• Sessão 3 (2h): Visita mediada à exposição e encerramento com reflexão coletiva.

 

Objetivos a Atingir:

1. Desenvolver competências para integrar práticas artísticas e tecnológicas voltadas para a sustentabilidade no ensino.

2. Explorar metodologias que incentivem a interdisciplinaridade e o pensamento crítico.

3. Sensibilizar para a importância do EcoTecnoCeno como paradigma para abordar desafios contemporâneos.

4. Capacitar para a utilização de tecnologias interativas e arte digital como ferramentas pedagógicas.

 

Conteúdos da Ação:

1. Introdução ao EcoTecnoCeno:

- Conceitos de sustentabilidade e justiça ambiental na arte e tecnologia.

- Exemplos práticos de aplicação pedagógica.

 

2. Bioarte e Tecnologias Interativas:

- Estudo de casos apresentados no encontro #23.ART.

- Exploração das contribuições de Kathy High sobre bioarte e ecologias críticas.

 

3. Visual Music e Arte Digital:

-  Análise da performance "Biphase" e suas aplicações educativas.

-  Criação de experiências interativas com softwares como Pure Data.

 

4. Práticas Artísticas e Pedagógicas Sustentáveis:

- Métodos para criar projetos educativos alinhados com o conceito de EcoTecnoCeno.

- Reflexão sobre o papel da arte na transformação social e ambiental.

 

Metodologias de Realização da Ação:

• Sessões expositivas: Análise de conteúdos teóricos apresentados no evento.

• Workshops práticos: Exploração de ferramentas como sonificação de dados e reaproveitamento criativo de materiais.

• Discussão em grupo: Reflexão conjunta sobre os temas apresentados e sua aplicação no contexto educativo.

• Visita mediada à exposição EmMeio#16: Exploração prática de instalações e obras interativas relacionadas ao EcoTecnoCeno.

 

Regime de Avaliação dos Formandos:

• Participação: Presença e interação ativa nas atividades propostas (50%).

• Trabalho Final: Elaboração de um relatório reflexivo abordando a aplicação dos conceitos e práticas discutidos na formação no seu contexto educativo (50%) - entre 800 a 1000 palavras (2 a 3 páginas).

• Escala de Avaliação: 1 a 10 valores, conforme o RJFC - DL 22/2014.

 

Fundamentação da Adequação dos Formadores Propostos:

Os formadores possuem reconhecida experiência nas áreas de arte, tecnologia e educação:

1. Kathy High: Especialista em bioarte e sustentabilidade, os seus contributos fomentam práticas pedagógicas inovadoras.

2. Dave Payling e James Dooley: Com ampla experiência em performances audiovisuais, oferecem uma visão prática e tecnológica essencial para os formandos.

3. Professores e Investigadores do Encontro: Experiência comprovada em práticas artísticas, educativas e de investigação no Ensino Superior.

 

 

Bibliografia:

• Haraway, D. J. (2016). Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.

• High, K. (2020). Critical Ecologies and Bioart.

• Tsing, A. L. (2015). The Mushroom at the End of the World: On the Possibility of Life in Capitalist Ruins. Princeton University Press.

• Documentos e apresentações disponibilizados pelo #23.ART.

Combined Shape

Navigation