O #23.ART é um evento internacional que promove o diálogo entre arte, tecnologia e sustentabilidade, abordando o conceito de EcoTecnoCeno. Esta formação visa capacitar professores para aplicar práticas artísticas e tecnológicas inovadoras em contextos educativos, alinhando-se com o plano de atividades da entidade organizadora ao estimular a interdisciplinaridade e a sustentabilidade, objetivos centrais da formação docente contemporânea.
Carga Horária Total:
• Presencial: 6 horas.
• Destinatários: Professores de 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.
Cronograma Proposto:
• Sessão 1 (2h): Introdução teórica e discussão sobre o EcoTecnoCeno.
• Sessão 2 (2h): Workshop prático - escolha entre sonificação de dados ou reaproveitamento criativo.
• Sessão 3 (2h): Visita mediada à exposição e encerramento com reflexão coletiva.
Objetivos a Atingir:
1. Desenvolver competências para integrar práticas artísticas e tecnológicas voltadas para a sustentabilidade no ensino.
2. Explorar metodologias que incentivem a interdisciplinaridade e o pensamento crítico.
3. Sensibilizar para a importância do EcoTecnoCeno como paradigma para abordar desafios contemporâneos.
4. Capacitar para a utilização de tecnologias interativas e arte digital como ferramentas pedagógicas.
Conteúdos da Ação:
1. Introdução ao EcoTecnoCeno:
- Conceitos de sustentabilidade e justiça ambiental na arte e tecnologia.
- Exemplos práticos de aplicação pedagógica.
2. Bioarte e Tecnologias Interativas:
- Estudo de casos apresentados no encontro #23.ART.
- Exploração das contribuições de Kathy High sobre bioarte e ecologias críticas.
3. Visual Music e Arte Digital:
- Análise da performance "Biphase" e suas aplicações educativas.
- Criação de experiências interativas com softwares como Pure Data.
4. Práticas Artísticas e Pedagógicas Sustentáveis:
- Métodos para criar projetos educativos alinhados com o conceito de EcoTecnoCeno.
- Reflexão sobre o papel da arte na transformação social e ambiental.
Metodologias de Realização da Ação:
• Sessões expositivas: Análise de conteúdos teóricos apresentados no evento.
• Workshops práticos: Exploração de ferramentas como sonificação de dados e reaproveitamento criativo de materiais.
• Discussão em grupo: Reflexão conjunta sobre os temas apresentados e sua aplicação no contexto educativo.
• Visita mediada à exposição EmMeio#16: Exploração prática de instalações e obras interativas relacionadas ao EcoTecnoCeno.
Regime de Avaliação dos Formandos:
• Participação: Presença e interação ativa nas atividades propostas (50%).
• Trabalho Final: Elaboração de um relatório reflexivo abordando a aplicação dos conceitos e práticas discutidos na formação no seu contexto educativo (50%) - entre 800 a 1000 palavras (2 a 3 páginas).
• Escala de Avaliação: 1 a 10 valores, conforme o RJFC - DL 22/2014.
Fundamentação da Adequação dos Formadores Propostos:
Os formadores possuem reconhecida experiência nas áreas de arte, tecnologia e educação:
1. Kathy High: Especialista em bioarte e sustentabilidade, os seus contributos fomentam práticas pedagógicas inovadoras.
2. Dave Payling e James Dooley: Com ampla experiência em performances audiovisuais, oferecem uma visão prática e tecnológica essencial para os formandos.
3. Professores e Investigadores do Encontro: Experiência comprovada em práticas artísticas, educativas e de investigação no Ensino Superior.
Bibliografia:
• Haraway, D. J. (2016). Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.
• High, K. (2020). Critical Ecologies and Bioart.
• Tsing, A. L. (2015). The Mushroom at the End of the World: On the Possibility of Life in Capitalist Ruins. Princeton University Press.
• Documentos e apresentações disponibilizados pelo #23.ART.