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Pós-Graduação em Pedagogia no Ensino Superior

O curso de Pós-Graduação em Pedagogia no Ensino Superior (PGPES) procura responder às necessidades de transformação das práticas educacionais neste nível de ensino, de modo a fomentar a qualidade do ...

O curso de Pós-Graduação em Pedagogia no Ensino Superior (PGPES) procura responder às necessidades de transformação das práticas educacionais neste nível de ensino, de modo a fomentar a qualidade do ensino e da aprendizagem, bem como do desenvolvimento profissional dos docentes ou dos licenciados de qualquer área científica que pretendam vir a exercer funções docentes em instituições do ensino superior, seja universitário ou politécnico.

A educação no ensino superior integra várias áreas científicas e diferentes perspetivas no âmbito das Ciências da Educação, em particular nas metodologias pedagógicas e no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. A qualidade do desempenho docente requer uma forte preparação pedagógica, que capacite para fazer face às necessidades de inclusão, para responder aos desafios da interdisciplinaridade, da diversidade e da promoção do sucesso educativo de todos os estudantes. Considerando, ainda, o contexto de permanente mudança e transformação social, inevitavelmente associado à integração das tecnologias e à crescente importância do ambiente digital nas práticas educativas, reconhece-se hoje que a mera competência científica ou domínio da especialidade não é suficiente para fazer face aos desafios que as Instituições de Ensino Superior enfrentam.

Procurando responder a estas necessidades e sob iniciativa da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE ? P.PORTO), esta pós-graduação resulta de uma parceria com várias Escolas do Politécnico do Porto e constitui uma proposta multidisciplinar de formação em pedagogia.  A aquisição e compreensão crítica de um corpo de conhecimentos multidisciplinares que prepare e/ou aperfeiçoe a prática profissional no ensino superior entrecruza-se, de forma transversal, na conceção e lecionação de Unidades Curriculares da responsabilidade de docentes de:

ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto

ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão

ESS - Escola Superior de Saúde

ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design

Esta formação pós-graduada assenta nos seguintes objetivos:

Conhecer os pressupostos, modelos e práticas das metodologias de ensino e aprendizagem no ensino superior;

Consciencializar para um posicionamento crítico e uma atuação ética no desempenho académico e profissional;

Favorecer um processo de aprendizagem contínuo, autónomo e auto-orientado, que potencie a experiência adquirida e promova o aperfeiçoamento da prática docente e a mudança dos contextos educativos.

A PGPES tem a duração de 2 semestres, correspondendo a 60 créditos ECTS, e integra Unidades Curriculares obrigatórias e opcionais, que se organizam em função de diferentes áreas científicas da especialidade e de áreas de formação complementar.

O curso funcionará em regime b-learning. As horas de contacto decorrerão em horário pós-laboral, em sessões presenciais e a distância, com uma carga horária semanal de 10 horas. No total das 10 horas semanais, as aulas presenciais decorrerão aos sábados entre as 9h30 e as 13h, as aulas síncronas às sextas-feiras, entre as 17h e as 21h, sendo as restantes aulas assíncronas.

 

b-learning
Acreditado por: 0 ano(s) em
23/03/2023

Consultar relatórios em www.a3es.pt

Número: .
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: ESE/PR-020/2023
Data:
24/03/2023
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Currículo: Design, Planificação e Desenvolvimento 1º Semestre 6.0
Ética e Relação Pedagógica 1º Semestre 5.0
Metodologias Pedagógicas 1º Semestre 8.0
Processos Psicológicos e Desenvolvimentais dos Adultos 1º Semestre 5.0
Ensino das Artes (opcional) 1º Semestre 6.0
Ensino das Ciências da Saúde (opcional) 1º Semestre 6.0
Ensino das Ciências Empresariais (opcional) 1º Semestre 6.0
Ensino das Ciências Sociais e Humanidades (opcional) 1º Semestre 6.0
Ensino das Engenharias (opcional) 1º Semestre 6.0
Análise de Práticas Pedagógicas 2º Semestre 5.0
Aprendizagens em Ambientes Digitais 2º Semestre 5.0
Avaliação Pedagógica 2º Semestre 5.0
Conceção de Atividades/UC em e/b-Learning 2º Semestre 5.0
Diversidade e Inclusão 2º Semestre 5.0
Formação e Desenvolvimento Pessoal dos Professores (opcional) 2º Semestre 5.0
Observação e Orientação de Estágios (opcional) 2º Semestre 5.0
Oficina de Oralidade em Inglês (opcional) 2º Semestre 5.0
Orientação de Trabalhos Académicos (opcional) 2º Semestre 5.0
Especialmente dirigida a docentes do ensino superior e a licenciados de qualquer área científica que pretendam vir a exercer funções docentes em instituições do ensino superior, a PGPES tem como principal saída profissional: - Docência nos diferentes ciclos de estudos (CTesp, licenciatura, mestrado e doutoramento), incluindo outros tipos de formação pós-graduada não conferente de grau, em instituições de ensino superior universitário e politécnico, sejam públicas ou privadas.

Podem candidatar-se à admissão à PGPES: a) Docentes do Ensino Superior, titulares do grau de Licenciatura ou equivalente legal, Mestrado ou Doutoramento; b) Titulares de um grau académico obtido no estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo, desde que satisfaça as condições estabelecidas em a); c) Titulares de um grau académico obtido no estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, desde que satisfaçam as condições estabelecidas em a); d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

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