Este ciclo de estudos desenvolve-se em três semestres e tem como propósito aprofundar e atualizar os conhecimentos científico-pedagógicos dos professores de Português, tendo em consideração as modificações verificadas no ensino ao longo dos últimos anos, marcadas pela digitalização das interações comunicativas e pela necessidade de desenvolver competências no reconhecimento e mobilização de literacias múltiplas.
Neste sentido, pretende-se proporcionar aos mestrandos a possibilidade de: desenvolver competências profissionais especializadas de reconstrução profissional e didática de conhecimentos científicos, pedagógicos e tecnológicos na área do ensino do Português; desenvolver o currículo, tendo em consideração as orientações da tutela, as aprendizagens essenciais definidas e os contextos sociais e humanos; planificar, implementar e avaliar atividades de aprendizagem, identificando as estratégias adequadas e os recursos físicos e digitais apropriados aos temas curriculares, às características dos alunos e aos ciclos e níveis educativos; e realizar investigação sobre os processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, integrando-se na linha temática de formação de professores dos centros de investigação da ESE.
Assim, o curso funcionará na modalidade b-learning e serão adotadas metodologias de ensino diversificadas, desde a exposição de conteúdos (online, de forma síncrona ou assíncrona, ou presencialmente) a momentos de trabalho e de reflexão individual ou em grupo, sustentados em guiões pedagógicos e outros recursos físicos e digitais, e debates em grande grupo (síncronos ou assíncronos). Privilegia-se o acesso sem limites de tempo e lugar aos conteúdos, processos e contextos, através de plataformas digitais disponibilizadas pela ESE (Moodle, Domus, Zoom, entre outras), de modo a promover o desenvolvimento de competências nos mestrandos, tendo em vista a implementação prática das questões abordadas nos contextos de trabalho.
Espera-se, deste modo, que os mestrandos venham a ser capazes de mobilizar conhecimentos e saberes de índole científica, cultural e pedagógica necessários ao desempenho do professor de Português numa era de significativas transformações sociais, em que a educação para a cidadania e o desenvolvimento sustentável assumem, igualmente, um papel fundamental.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/didatica-do-portugues-na-era-digital
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Conhecimento e Usos do Português na Era Digital | 1º Semestre | 8.0 |
O livro e a Leitura Literária em Diferentes Suportes | 1º Semestre | 8.0 |
Oficina de Língua Portuguesa I | 1º Semestre | 8.0 |
Recursos Didáticos Físicos e Digitais para o Ensino da Língua | 1º Semestre | 6.0 |
Ensino do Português, Cidadania e Inovação | 2º Semestre | 8.0 |
Investigação no Ensino de Línguas | 2º Semestre | 8.0 |
Literacias e Multimédia | 2º Semestre | 7.0 |
Oficina de Língua Portuguesa II | 2º Semestre | 7.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Projeto/Dissertação | 1º Semestre | 30.0 |
- Este ciclo de estudos de especialização, conducente ao grau de Mestre em Didática do Português na Era Digital, visa construir um perfil de professor de Português com as seguintes competências: - Planificação de atividades de ensino e de aprendizagem que promovam a triangulação pedagogicamente significativa de conhecimentos científicos, estratégias de ensino adequadas e recursos didáticos contextualizados e inovadores
- - Utilização proficiente de recursos físicos e digitais no ensino de conteúdos programáticos e no desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - Desenvolvimento da investigação no sentido da reconstrução da profissionalidade docente e da renovação informada das práticas educativas, inspirada numa era em que a digitalização da vida quotidiana, as práticas literácitas diversificadas, a educação para a cidadania e o desenvolvimento sustentável se assumem como vetores essenciais.
Podem candidatar-se à admissão ao curso: a) Titulares de grau de Licenciatura num dos seguintes domínios: Educação Básica; Professor do 1.º CEB; Professor do 2.º CEB, com variante de Português; Professor do 3.º CEB, com variante de Português; Ensino do Português. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com o Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo, sem prejuízo das condições identificadas em a). c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, sem prejuízo das condições identificadas em a); d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo júri nomeado Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.