O Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB é um curso de formação pós-graduada profissionalizante, de 3 semestres, habilitando os estudantes que o concluem para o exercício da profissão professor, na área disciplinar e no ciclo de escolaridade que a sua designação explicita. Neste sentido, o programa de formação desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos gerais: - Consolidar a formação dos estudantes, aprofundando e reforçando conhecimento e competências desenvolvidos durante o 1º ciclo de estudos. - Promover o desenvolvimento de uma atitude crítica e construtiva face à profissão docente e aos pressupostos para o seu exercício e para a permanente atualização profissional. - Potenciar o desenvolvimento de capacidades investigativas, como estratégia científica e profissional capaz de promover o conhecimento e a reflexão sobre, para e na prática educativa. - Proporcionar o desenvolvimento de competências heurísticas necessárias à concretização da ação didática e potenciadoras da construção do saber. - Proporcionar o conhecimento e o manuseamento crítico dos instrumentos teóricos e práticos que habilitam os futuros professores para a promoção do desenvolvimento cognitivo, pessoal e social dos alunos, considerando a individualidade, a heterogeneidade e a diversidade linguística e cultural presente nas escolas. Em coerência com tais objetivos, os processos formativos valorizam dinâmicas de reflexão e de ação, promovidas no âmbito de diferentes unidades curriculares com tipologias de formação que incluem sessões teórico-práticas, de seminário, a vivência da atividade profissional em duas fases sequenciadas de estágio e a atividade de investigação sobre essa experiência, em acompanhamento tutorial.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/ensino-de-ingles-no-1%C2%BA-ciclo-do-ensino-basico-11
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Cidadania e Comunicação Intercultural | 1º Semestre | 5.0 |
Didática de Línguas | 1º Semestre | 8.0 |
Inglês - C2 | 1º Semestre | 5.0 |
Necessidades Adicionais de Suporte na Educação Inclusiva | 1º Semestre | 3.0 |
Psicologia da Educação | 1º Semestre | 3.0 |
Sociologia da Educação | 1º Semestre | 3.0 |
Teoria da Educação | 1º Semestre | 3.0 |
Culturas e Literatura Infantil em Língua Inglesa | 2º Semestre | 6.0 |
Didática do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico | 2º Semestre | 6.0 |
Investigação na Prática Profissional | 2º Semestre | 5.0 |
Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos | 2º Semestre | 5.0 |
Política Educativa e Administração Escolar | 2º Semestre | 3.0 |
Recursos Didáticos para o Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Prática de Ensino Supervisionada | 1º Semestre | 27.0 |
Seminário de Acompanhamento da Prática de Ensino | 1º Semestre | 3.0 |
Podem candidatar-se ao Curso aqueles que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: -habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do n.o 1 do artigo 17.o do DL n.o 74/2006, de 24 de março, alterado pelos DL n.os 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e DL no 115/2013, de 7 de agosto; -habilitação académica superior providenciando 80 a 100 créditos ECTS em Inglês; -domínio oral e escrito da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. Podem ainda candidatar-se ao ingresso deste ciclo de estudos, aqueles que apenas tenham obtido 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados, mas a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada ou outras definidas pelo órgão legal e estatutariamente competente da ESE P.PORTO, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta.