O Mestrado de Património, Artes e Turismo Cultural, incide sobre estas três grandes pilares que se articulam e expandem para áreas científicas consonantes. Assim se propiciam intervenções e atuações sobre diferentes temáticas consideradas como da maior pertinência no panorama atual. Relacionam-se às identidades e aos traços culturais das comunidades e ampliam a possibilidade de interações, numa perspetiva europeia e com todas as razões culturais num mapeamento transversal. Pela via do Património e pelas Artes, quanto através das motivações conducentes às mobilidades individuais ou coletivas, cientes de seus objetivos definidos e operacionalizáveis no que se exige na concetualização do Turismo e nos desafios que este encerra, enquanto área de estudo, foca-se na sua vertente cultural e estrutura as suas pragmáticas e estratégias.
Este 2º ciclo, em respeito pelos seguintes princípios:
Áreas científicas de formação avançada nucleares, balizadas nas dinâmicas atuais, conciliando as dimensões retrospetiva e prospetiva do Património, Cultura e Artes;
Carga horária, devidamente ajustada entre a lecionação, o trabalho autónomo dos mestrandos e em consonância com as metodologias implementadas;
Articulação produtiva teoria/prática, considerando o contexto profissional como espaço indutor de problemáticas a investigar, assumindo-se como campo de verificação de hipóteses, numa perspetiva de conceção, concretização e, também, de eventual resolução de problemas;
Incentivo e promoção de pesquisas e investigações orientadas pelos docentes, salvaguardando desempenhos autónomos que a prática académica / profissional (estágio / projeto / dissertação) permitirá consolidar e reequacionar na perspetiva de uma investigação-ação que se privilegia.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/patrimonio-artes-e-turismo-cultural-0
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Agentes, Serviços e Programações Educacionais | Semestral | 6.0 |
Coleções, Espólios e Acervos | Semestral | 6.0 |
Desenvolvimento e Turismo: Travessias Geoculturais | Semestral | 6.0 |
Estudos Curatoriais: Produção e Documentação | Semestral | 6.0 |
Estudos de Arte e da Imagem | Semestral | 6.0 |
Estudos de Património Cultural | Semestral | 6.0 |
Fenomenologia do Turismo | Semestral | 6.0 |
Metodologia do Trabalho Científico | Semestral | 6.0 |
Performances Urbanas: Património e Turismo | Semestral | 6.0 |
Seminário: Produção Multimédia | Semestral | 6.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Projeto/Estágio/Dissertação | Semestral | 30.0 |
- Na elaboração de projetos de investigação aplicada nas áreas do Património, Artes e Turismo – alocadas em centros e núcleos de investigação académica ou ligados a agentes e instituições culturais
- Na continuidade e desenvolvimento de investigações inovadoras, em contexto de progressão académica ao nível do 3º ciclo (doutoramento). Em cargos de consultoria e assessoria junto de agentes culturais, em termos orgânicos ou como prestação de serviços outsourcing
- Como agentes culturais junto de instituições e comunidades, numa vertente de intervenção e ação – quer em termos individuais, quer num coletivo
- Em programação, curadoria e/ou produção de projetos em domínios artísticos e patrimoniais – contemplando realidades e cenários culturais diversificados
- Na elaboração e prossecução de processos de diagnóstico e valorização do património cultural material e/ou imaterial junto das comunidades locais e regionais, capacitando para a criação de projetos, parcerias e sinergias que viabilizam esses processos
- Na prestação de serviços de pesquisa, investigação e desenvolvimento para museus, arquivos, bibliotecas, galerias, coleções, espólios e acervos públicos e particulares
- Na elaboração e prossecução de projetos e parcerias em áreas concomitantes do Património, Artes e Turismo, no âmbito e contexto do desenvolvimento regional e local
- Na organização e desenvolvimento de rotas, percursos e roteiros de várias temáticas com ligação ao Património Cultural e Artes, no âmbito do Turismo Cultural, promovidos por instituições públicas ou privadas, assim como via do empreendedorismo
- Operacionalização de meios multimédia, contribuindo para a divulgação e promoção de projetos nas áreas do Património, Artes e Turismo por via de tecnologias em rede e online, em instituições e agentes culturais públicos e privados (…)