Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco
Este Mestrado tem como finalidades desenvolver as capacidades de investigação e de intervenção em contextos sociais diversificados, bem como promover a autonomia profissional, ampliando e aprofundando os conhecimentos ao nível da compreensão da realidade social e das metodologias de ação. Estas finalidades concretizam-se no desenvolvimento das diversas Unidades Curriculares bem como na conceção e desenvolvimento de Projetos, nos domínios de especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco. Pretende-se, assim, o aprofundamento da reflexão teórica e do domínio dos conhecimentos científicos; a especialização ao nível das práticas em contextos específicos, nomeadamente no que se refere à educação e desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, e à intervenção em contextos de vulnerabilidade e de maior risco psicossocial. A crescente complexidade social com que os profissionais da área social se confrontam exige uma formação especializada que se consubstancie no desenvolvimento de respostas fundamentadas e inovadoras, bem sustentadas teoricamente, e apoiadas por uma maior reflexividade e responsabilidade social.
Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Este Mestrado tem como finalidades desenvolver as capacidades de investigação e de intervenção em contextos sociais diversificados, bem como promover a autonomia profissional, ampliando e aprofundando os conhecimentos ao nível da compreensão da realidade social e das metodologias de ação. Estas finalidades concretizam-se no desenvolvimento das diversas Unidades Curriculares bem como na conceção e desenvolvimento de Projetos, nos domínios de especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. Pretende-se, assim, o aprofundamento da reflexão teórica e do domínio dos conhecimentos científicos; a especialização ao nível das práticas em contextos específicos, nomeadamente no que se refere à educação de adultos e ao desenvolvimento comunitário. A crescente complexidade social com que os profissionais da área social e da educação de adultos se confrontam exige uma formação especializada que se consubstancie no desenvolvimento de respostas fundamentadas e inovadoras, bem sustentadas teoricamente, e apoiadas por uma maior reflexividade e responsabilidade social.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/educacao-e-intervencao-social-1
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Estudos Comunitários | 1º Semestre | 4.0 |
Orientação e Dinâmica de Grupos | 1º Semestre | 6.0 |
Ação Psicossocial e Relação de Ajuda I | 2º Semestre | 7.0 |
Dinâmicas Familiares e Redes Sociais: Teorias e Perspetivas de Intervenção | 2º Semestre | 8.0 |
Contextos de Risco, Vulnerabilidades e Desenvolvimento | Anual | 17.0 |
Metodologias de Investigação e Ação | Anual | 9.0 |
Saúde Mental e Comunitária | Anual | 9.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Ação Psicossocial e Relação de Ajuda II | 1º Semestre | 7.0 |
Terapias Familiares e de Grupos | 1º Semestre | 7.0 |
Projeto | Anual | 46.0 |
- Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco As saídas profissionais incluem diferentes contextos profissionais, nos domínios social e da educação, do desenvolvimento e da saúde, abrangendo o trabalho com crianças, jovens e adultos: 1. Contextos educativos e sociais de proteção às crianças e jovens, como por exemplo: Equipas Multidisciplinares de Assessoria aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
- Lares de Infância e Juventude
- Centros de Acolhimento Temporário
- Acolhimento Familiar
- Apartamentos de Autonomização
- Equipas de Rua. 2. Contextos (re)educativos e terapêuticos específicos, nomeadamente: Centros Hospitalares
- Comunidades Terapêuticas
- Estabelecimentos Prisionais
- Apartamentos de Autonomização
- Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos. 3. Contextos institucionais que desenvolvem ações com pessoas que se encontram em situação de maior risco de exclusão social, como por exemplo: Beneficiários do Rendimento Social de Inserção
- População Emigrante/Imigrante, Sem-Abrigo, pessoas que se encontram em maior isolamento social, vítimas de violência doméstica, desempregados, pessoas com doença mental. 4. Contextos educativos e da área da saúde e do bem-estar, como por exemplo: Lares e Residências para Séniores
- Centros Educativos
- Escolas
- Autarquias
- Associações de Apoio aos Cidadãos com Deficiência
- Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
- Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Qualidade de Vida
- Linhas SOS
- Centros de Atividades de Tempos Livres
- Centros Culturais
- Unidades de Saúde Familiar. Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos As saídas profissionais incluem diferentes contextos profissionais, nos domínios da educação e formação de adultos e do desenvolvimento comunitário, nomeadamente: 1. Contextos de educação formal, não formal e informal, como por exemplo: Escolas
- Centros Educativos
- Associações/Instituições de Educação não formal
- Lares, Residências e Universidades Seniores
- Comunidades Terapêuticas
- Estabelecimentos Prisionais
- Unidades de Cuidados Continuados
- Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
- Centros de Formação Profissional
- Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos
- Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
- Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e de Educação Ambiental e Qualidade de Vida
- 2. Contextos de desenvolvimento de respostas sociais, nomeadamente: Centros Comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência
- Unidades de Apoio Integrado
- Centros de Atendimento e Apoio Domiciliário a Idosos. 3. Contextos de prestação de serviços e cuidados diretos à população infantojuvenil e adulta, em trabalho educativo e social, na li
.